Em celebração ao aniversário de 476 anos de Salvador, a primeira capital do Brasil, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a educação ao entregar importantes melhorias na rede estadual. O destaque desta quarta-feira (26) foi a modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Satélite, em Piatã, que recebeu novos equipamentos e ampliações estruturais. A ação faz parte de um conjunto de investimentos que beneficiam outras unidades escolares da cidade, como o Colégio Roberto Santos, no Cabula, e o Colégio Estadual Luiz Viana, em Brotas.
“Nesta semana especial de comemoração do aniversário de Salvador estamos fazendo importantes entregas com investimento de aproximadamente 32 milhões em Educação com ampliação e modernização de quatro unidades escolares porque acreditamos que essa é uma agenda estratégica. A Educação é a única ferramenta capaz de mudar a nossa vida. A escola é lugar de cuidado, de acolhimento, assim como de aprendizado. Investimos nos estudantes agora, garantindo sua segurança, seu aprendizado para colher frutos no futuro. Esse é o compromisso com a população de Salvador”, ressaltou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, na cerimônia na unidade escolar de Piatã.
No Colégio Satélite, os estudantes agora contam com uma infraestrutura totalmente renovada. Foram entregues oito novas salas de aula, um teatro para 200 pessoas, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica, restaurante estudantil e vestiários. Além disso, a unidade recebeu novo reservatório de água, subestação e serviços de pintura, recuperação do muro, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias e iluminação externa. O investimento de R$14,5 milhões garante um ambiente mais moderno e acolhedor para os 613 alunos do Ensino Fundamental e Médio em tempo integral.
O estudante Gustavo Carvalho, 18 anos, declamou a poesia ‘Se toda arma fosse um livro’ de sua autoria para comemorar as melhorias na unidade escolar. Aluno do 3º ano do Ensino Médio, ele ressalta que os novos espaços e o apoio dos professores, assim como dos gestores são fundamentais no processo de aprendizado. “Com minha poesia trago a mensagem de que a Educação transforma. No lugar da violência tem o aprendizado. Em vez da arma, use um livro”, aconselhou.
A diretora Adrina Mendes Barbosa ressaltou a importância das obras realizadas na unidade escolar: “Somos Educação Inclusiva de fato. Atendemos a 613 alunos, sendo que desse total 115 são PCDs. Só podemos comemorar essa conquista que é muito significativa para toda a comunidade”.
Essas entregas reforçam a política do Governo do Estado de oferecer espaços qualificados para o ensino e o aprendizado, valorizando estudantes, professores e funcionários. Além das ampliações já concluídas, a unidade escolar também está recebendo um novo aporte de R$4 milhões para a requalificação de salas administrativas, biblioteca, laboratórios e espaços culturais, como salas de dança e artes. Essa iniciativa reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade na capital baiana.
A programação comemorativa segue ao longo da semana com diversas atividades voltadas à comunidade escolar. O Cineteatro 2 de Julho, na Federação, promove exibições de filmes e peças teatrais sobre a Independência da Bahia. Já na quinta-feira (27), todas as 197 escolas estaduais de Salvador participam da sessão especial “Quinta do Cinema na Escola”, com a exibição do documentário Axé: Canto do Povo de um Lugar. Além disso, o Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), leva atendimento odontológico a diversas unidades.
Foto: Memo Soul/SEC
Fonte: Secom Ba.