Após mais de um ano sem alterações, a tarifa do transporte público de Salvador passará ao valor de R$5,60 a partir do próximo sábado (4). Nos dois últimos anos, a capital baiana passou por apenas um reajuste no preço da passagem, em novembro de 2023, após estudo de revisão tarifária. O novo valor foi publicado em portaria da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (2).
O novo valor leva em consideração o resultado dos estudos técnicos da revisão tarifária para o quadriênio 2023-2026, desenvolvidos pela Arsal, e é equivalente à inflação acumulada desde o último reajuste. A nova tarifa será praticada ao longo de todo o ano de 2025, tanto pelos ônibus urbanos convencionais como pelos sistemas BRT e STEC. Lembrando que, com o uso do Salvador Card, o passageiro pode utilizar até três destes modais, e também o Metrô, pagando apenas uma tarifa, graças à integração.
Para os próximos anos, a Prefeitura seguirá investindo na melhoria do transporte público de Salvador, com ações de renovação da frota e de criação de linhas. Ainda neste mês de janeiro, chegarão à cidade mais 49 ônibus de 15 metros para o sistema BRT e mais 55 ônibus convencionais equipados com ar-condicionado e motores Euro 6, que economizam combustível e emitem menos poluentes. Com isso, a capital baiana terá 42% da frota composta por veículos novos e climatizados.
Ao longo de 2025, chegarão a Salvador mais 300 ônibus convencionais com ar-condicionado e motor Euro 6, que estão em processo final de aquisição por meio de dois financiamentos já aprovados pela Câmara Municipal. Além disso, a capital baiana ganhará mais 90 veículos elétricos, inclusive com modelos articulados. Assim, a frota renovada passará de 60% ainda neste ano.
Em 2024, a Prefeitura deu sequência ao processo de reestruturação do sistema de transporte público. Foi inaugurado o trecho 2 do BRT, ligando o Parque da Cidade à Estação da Lapa, completando assim o projeto inicial do modal. Também foram colocadas em operação as novas linhas B4 (Pituba x Lapa) e B5 (Rodoviária x Lapa).
As novas linhas se juntaram às B3 (Rodoviária x Pituba via Avenida Paulo VI), B2 (Rodoviária x Praça Nossa Senhora da Luz) e B1 (Rodoviária x Pituba). A frota do BRT recebeu em dezembro os dois primeiros ônibus articulados de Salvador, com 18 metros e capacidade para abrigar quase 150 passageiros, cada. Outros ônibus articulados serão inseridos na frota ao longo deste ano.
Foto: Betto Jr./ Secom
Fonte: Secom/PMS