Cursos gratuitos em Salvador promovem inclusão para pessoas com deficiência

Cursos gratuitos em Salvador promovem inclusão para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), inicia 2025 oferecendo cursos gratuitos de capacitação voltados para a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs). Os dois cursos começam já neste mês de janeiro e as inscrições estão abertas para interessados.

O Curso de Formação em Audiodescrição será iniciado no próximo dia 20 e é destinado à capacitação de 30 pessoas para atuar na descrição de imagens para pessoas cegas. O curso, que tem carga horária de 40 horas, será realizado no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), em Nazaré, com encontros às segundas-feiras, das 9h às 12h, até o dia 17 de março. As inscrições podem ser feitas no link https://encurtador.com.br/4C4Vp .

Outro curso oferecido é o de Formação de Ledores e Transcritores, voltado para profissionais que atuam em provas de concursos, vestibulares e outros exames. Com 30 horas de carga horária, a formação ocorrerá de 23 de janeiro a 20 de fevereiro, todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, também no Comped. O ledor e transcritor é responsável por auxiliar pessoas com deficiência visual, baixa visão, deficiência intelectual e outras condições a acessarem informações importantes durante processos seletivos. Os interessados devem se inscrever no link https://encurtador.com.br/PbY0m .

A presidente do Comped, Daiane Pina, os cursos têm a finalidade de formar profissionais capazes de garantir que a acessibilidade seja efetiva em todas as áreas da vida das pessoas com deficiência. “A Prefeitura de Salvador vem ampliando a forma de dar às pessoas com deficiência acesso a todos os lugares e espaços, inclusive os acadêmicos e o mercado de trabalho. Esse é o nosso papel: fazer com que as políticas públicas aconteçam de forma efetiva em todas as áreas da vida da pessoa e em toda a sociedade”, afirma.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Fonte: Secom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *