Única unidade odontológica de urgência por demanda aberta do estado, a Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó funciona durante 24 horas, ou seja, a qualquer hora do dia e também aos sábados, domingos e feriados. Somente no ano passado, foram realizados mais de 53 mil procedimentos.
No local, são tratadas enfermidades como hemorragia, dor de dente (pulpite), abscesso, inflamação no siso (pericoronarite), dor pós- extração (alveolite pós-operatória), traumas dentários, fraturas dentárias, problemas na articulação, lesões bucais e acidentes ortodônticos. Também são feitos procedimentos como cimentação de coroa para prótese fixa e remoção de corpo estranho.
Para a operadora de caixa Solange Gil, 53 anos, a unidade foi uma solução prática e viável para o alívio da dor que estava sentindo. “Cheguei sentindo dor, porque a obturação caiu e o atendimento foi maravilhoso. O dentista fez um procedimento temporário e me encaminhou para fazer um canal depois. Agora estou levando alguns medicamentos, que retirei aqui, e vou levar a guia médica para tentar marcar. Só o fato de não estar sentindo mais dor, é um grande alívio”, contou.
Alexsandro Santana, 50 anos, foi à UAO na quinta-feira (9) devido a um abcesso que já o incomodava por 15 dias. “Eu não fiz a drenagem, porque estava com a pressão alta, mas já retirei aqui antibiótico, anti-inflamatório e analgésico. Agora eu vou marcar uma consulta em uma unidade de saúde no fim de linha do Garcia. Achei bom o atendimento. Hoje em dia, a gente só compra antibiótico com receita e aqui eu já saí com os remédios em mãos”, disse.
A gerente da UAO, Jéssica Porto, considera que esta é a unidade de odontologia mais importante da cidade, porque a população consegue ter acesso facilmente, sem precisar de marcação ou encaminhamento. “O trabalho aqui é muito importante. Ano passado, por exemplo, nós fizemos mutirão de cirurgias para extrações. Os profissionais são excelentes e o serviço impacta muito positivamente a vida das pessoas”, declarou.
Dentista da unidade, Jun Sunto conta que a maioria dos pacientes atendidos é por dor de dente (pulpite) provocada por cárie dental. Além disso, também é muito comum o trauma dentário em crianças, principalmente neste período de férias escolares.
Para prevenir situações de pulpite, ele recomenda que as pessoas procurem um dentista clínico para receber as orientações necessárias e o devido acompanhamento antes de chegar a sentir dor. “Esse trabalho é gratificante, porque fazemos algo para as pessoas que necessitam dentro do atendimento público gratuito”, opinou.
Localização e atendimentos – A UAO Dique do Tororó está situada na Avenida Vasco da Gama, 224. O atendimento é feito por ordem de chegada. Diariamente, uma média de 100 pessoas são atendidas no local.
Os atendimentos de urgências e emergências odontológicas também são realizados nas 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) espalhadas pela capital baiana. Já o atendimento eletivo, que inclui serviços especializados de média complexidade, é feito nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, situados na Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Cabula VI, Periperi e Rua Carlos Gomes.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Fonte: Secom/PMS