Moradores das sedes dos oito distritos de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e alguns povoados do município poderão ter acesso ao sinal de internet gratuita do programa “Feira Digital” a partir de segunda-feira (13).
A reativação foi confirmada após uma reunião entre o presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Funtitec), Antônio Carlos Coelho, e diretores dos departamentos de Tecnologia da Informação, realizada na sexta-feira (10).
De acordo com a Funtitec, a decisão visa melhorar e priorizar o acesso à internet na zona rural do município, onde há maiores dificuldades para usar a tecnologia, já que o sinal das operadoras de telefonia é limitado.
De acordo com Antônio Carlos Coelho, cerca de 40 pontos de internet serão reativados, com o apoio de 20 baterias de energia solar, instaladas no Morro Pé de Serra, que fica no distrito de Maria Quitéria.
“A prioridade está sendo dada à zona rural, pois essa população é a que mais necessita de acesso à internet, principalmente para realizar comunicação e utilizar serviços básicos”, explicou o presidente da fundação.
Além das sedes dos distritos e povoados, o sinal gratuito será reativado em todas as estações de transbordo e pontos do BRT, beneficiando usuários do transporte coletivo.
O presidente da Funtitec ainda informou que está sendo realizado um levantamento para reativar todos os aparelhos de rádio disponíveis na cidade, com o objetivo de garantir 100% de cobertura de internet gratuita em Feira de Santana. Atualmente, existem 140 aparelhos de rádio disponíveis e a Funtitec fará manutenções nos equipamentos para garantir a qualidade do serviço.
Foto: Divlgação/PMFS
Fonte: G1