Baianos garantem primeiras medalhas no mundial escolar

Baianos garantem primeiras medalhas no mundial escolar

Com três dias de disputas no Gymnasiade U15 2025 (mundial escolar), em Zlatibor, na Sérvia, o Brasil já conquistou mais de 15 medalhas. Já a Bahia foi responsável por duas delas, com dois pódios e bronzes de Lucas Pinto, nadador apoiado pelo Bolsa Esporte, e Giulio Telles, feirense da orientação.

A delegação baiana conta com 14 atletas da natação, do tiro com arco, da orientação, do karatê e do boxe, além de um árbitro e um professor. Destes, cinco são apoiados pelos programas Bolsa Esporte e FazAtleta, do Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Natação
Com dois grandes nomes da natação baiana e brasileira, a modalidade é uma grande esperança de medalhas, que já foram logo garantidas no segundo dia de competição. Lucas conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x50m livre masculino e bateu na trave nos 50m peito, com a quarta colocação, nesta terça-feira (7). Ele segue na disputa na quinta-feira (10), com os 100m livre e os 50m borboleta; e na sexta-feira (11), com os 50m livre.

O outro nome baiano é Pedro Matos, atleta apoiado pelo FazAtleta, que garantiu a classificação para a final dos 800m livre na quinta-feira, 10, com o terceiro melhor tempo na fase preliminar. No mesmo dia, ele compete pelos 100m livre ao lado de Lucas. Já na sexta-feira, 11, ele disputa os 400m livre masculino, concluindo sua participação no mundial escolar.

Orientação
A segunda medalha baiana ficou a cargo da modalidade de orientação. O esporte combina navegação com mapa e bússola em percursos desafiadores, testando a habilidade e a resistência dos estudantes-atletas. O objetivo é conquistar todos os pontos de controle no menor tempo possível, demonstrando estratégia, agilidade e concentração.

A equipe masculina do Brasil, composta por quatro atletas, dentre eles Giulio Telles, ficou em terceiro lugar. Já no naipe feminino, com a também feirense Maria Isabelly da Silva, apoiada pelo Bolsa Esporte, por pouco o quarteto brasileiro não subiu ao pódio, ficando com a quarta colocação. Na quinta-feira (10), eles disputam as suas respectivas categorias individuais.

Demais modalidades
A Bahia segue na disputa também do tiro com arco com Gabriele da Conceição, soteropolitana apoiada pelo Bolsa Esporte; e no karatê, com Maria Taciane Santos, de Juazeiro. No boxe, são oito baianos que subirão ao ringue, com destaque para Kauan da Silva, também apoiado pelo Bolsa Esporte. O grupo do boxe conta também com Everton Marlon Santos, Kaleb Silva, Matheus dos Santos, Murilo Santos, Rayssa Silva, Vanessa dos Santos e Yasmin dos Santos Santana. Eles competem a partir desta quinta-feira (10), na Sérvia.

O time baiano, acompanhado pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), da Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE) faz parte da delegação brasileira, que possui 350 integrantes, entre atletas de escolas públicas e particulares mais comissão, que irão disputar 25 modalidades diferentes, sendo quatro do paradesporto.

Foto: Divulgação/CBDE

Fonte: Ascom/Sudesb

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *