Um advogado criminalista foi encontrado morto, com o corpo boiando no mar, em uma área conhecida como Prainha do Lobato, no subúrbio de Salvador. De acordo com a Polícia Civil (PC), a vítima apresentava marcas de disparos de arma de fogo.
Segundo informações do g1, inicialmente, o homem não havia sido formalmente identificado. O nome foi confirmado pela Polícia Civil na última segunda-feira (21), após a realização da necropsia no Instituto Médico Legal (IML).
Danilo Cerqueira de Santana foi sepultado na manhã do mesmo dia, no Cemitério Municipal de Plataforma, localizado na região onde o corpo foi encontrado. Ele deixou dois filhos.
Em entrevista à TV Bahia, amigos relataram que Danilo atuava como advogado criminalista há cinco anos. Antes de concluir a faculdade, trabalhou como ambulante para sustentar a família e custear os estudos.
“Danilo era um amigo muito querido, uma pessoa muito esforçada, muito inteligente, um advogado competente. Ele foi baleiro, ambulante… para nós, ele foi uma pessoa excepcional e fora da curva. Danilo lutou muito para chegar onde ele chegou. Ele tinha orgulho em todo lugar onde ele chegou”, afirmou a advogada Desirée Ressutti, amiga próxima de Danilo.
Após o sepultamento, um grupo de pessoas se reuniu em frente à sede da Polícia Civil, no Centro de Salvador, em protesto. Com bexigas brancas nas mãos, os manifestantes pediram agilidade nas investigações e clamaram por justiça.
“Hoje, nós estamos aqui pedindo para que parem de criminalizar a advocacia. Nós somos advogados, nossa profissão é essencial para a justiça e a gente ficou muito chateado de ver notícias, imagens, que não foram verdadeiras, especulações que foram trazidas. A gente quer que Danilo seja lembrado como um trabalhador, um advogado, um pai, um amigo, uma pessoa que estava sempre pronta para ajudar. E que a morte dele não fique esquecida como a de outros advogados”, concluiu Desirée Ressutti.
Em nota ao portal, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) lamentou a morte do advogado criminalista e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão.
A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), entidade vinculada à OAB, também se pronunciou, expressando pesar e desejando “força e serenidade” aos entes queridos de Danilo.
Foto: Reprodução/TV Bahia
Fonte: IBahia