O resultado do trabalho educativo e pedagógico desenvolvido ao longo do ano de 2024 pela Escolab de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi apresentado por estudantes na última quinta-feira (12). Familiares dos alunos e moradores das comunidades de Coutos e bairros adjacentes puderam prestigiar a Mostra Interativa e o lançamento do Livro Cartonero, produção que reúne 108 autobiografias dos estudantes do 5° ano. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed), através da Escolab Coutos, e a editora Licuri Livros Artesanais.
Com o intuito de incentivar a produção textual livre e empoderar crianças e adolescentes da região, o projeto do livro também possibilitou o conhecimento técnico sobre apresentação e a montagem de livros cartoneros. Os estudantes aprenderam sobre esse novo método de criação de forma artesanal, que tem como matéria-prima o papelão. A experiência de escrever e ilustrar uma publicação reforçou o sonho de vida de Raíssa Lima, 10 anos, que deseja ser escritora e poetisa. “Fiquei encantada em contar minha história, colocar minha foto, falar de meu pai, da minha família. Quero escrever muitos livros”, revelou a garota.
Uma outra história contada na obra é a da menina Jéssica Oliveira, 11 anos, nascida e criada em Mirantes de Periperi. Questionada sobre a inspiração para escrever sobre sua vida, disse que se considera uma garota sábia, mas muito levada. “Eu falei que respondo todo mundo, mas quando for adulta vou mudar. Meu sonho é estudar e ser alguém importante. Amei escrever sobre mim, amei conhecer as histórias dos meus amigos. Agradeço demais a todos os professores”, disse. Já a colega, a xará Jéssica Helen, 11 anos, revelou que o que mais a encantou no livro foi saber um pouco mais sobre as famílias dos colegas.
Para a professora Cátia de Jesus, coordenadora no processo de produção do material, as crianças tiveram um rico aprendizado durante a fase de criação. “Trabalhamos quatro modelos de biografias. Fizemos uma espécie de laboratório, trabalhamos toda a gramática, ortografia e regras de pontuação. Escolhemos aprender brincando, usando o lúdico, contando histórias. Foram dias de muito aprendizado e tenho certeza de que marcará a histórias desses estudantes”, destaca a educadora.
Literatura e ilustração – Sobre a confecção das capas, a professora explicou que foram usados recursos de pintura, colagens e costura. Sob a orientação de Marcos Gusmão, da Licuri Livro, os pré-adolescentes usaram as ferramentas artesanais para montarem as ilustrações das capas, que duraram alguns dias. “Iniciamos com a pintura, deixamos secar, depois partimos para passar uma cola por cima e aguardar um novo o processo de secagem. Esperamos até chegar o dia da costura, foram três dias para construir a capa do livro. Foi uma enorme emoção ver tudo pronto. Estamos radiantes, nós e eles. Sempre vamos lembrar que em 2024 a gente fez um livro que conta a nossa história e a história do nosso colega”, falou, emocionado.
Diretora da instituição há 4 anos, Alda de Jesus destaca que a Mostra e o lançamento do livro são a culminância do projeto pedagógico desenvolvido ao longo do ano. “É o resultado do nosso fazer pedagógico pautado no reaproveitamento, na sustentabilidade e, sobretudo, no fortalecimento da identidade suburbana”, explicou.
Segundo a educadora, foi um processo de aprendizado extremamente enriquecedor. “Ficaram empolgados demais. Vimos o despertar da dedicação. Foram eles que escolheram o gênero”, afirmou a gestora, acrescentando que o processo de criação envolveu ensinamentos de linguagem, oficinas de produção das capas, experimentação artística e reforçou a importância da autorreflexão e do conhecimento sobre o outro. Na Mostra, as crianças expõem aos visitantes os trabalhos realizados durante o ano, nos diferentes componentes curriculares trabalhados na Escolab Coutos.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Fonte: Secom/PMS