Com a aproximação do verão, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) tem intensificado ações para manter as praias da cidade limpas e preservadas. Entre as iniciativas, está a instalação de kits praia, que consistem em lixeiras específicas para diferentes tipos de resíduos, visando melhorar a gestão do lixo nas áreas de lazer da orla.
Foram instalados 40 novos kits entre as praias de Jaguaribe e Stella Maris, ampliando o número de unidades em toda a extensão da orla da capital baiana. A medida tem como objetivo oferecer aos cidadãos um local adequado para o descarte de lixo, contribuindo para a preservação ambiental e a organização das praias.
O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, explicou a importância da instalação dos kits praia, um dos principais recursos para garantir a limpeza da orla e evitar o descarte inadequado de resíduos. “Todo verão, a gente instala novos kits praia de São Tomé de Paripe até Ipitanga. Chamamos de ‘kit praia’ porque cada unidade contém três vasos em um único equipamento”, explicou.
“Ao todo, são quase 200 kits instalados, que permanecem durante o ano, mas que, infelizmente, acabam se deteriorando devido ao vandalismo. Por isso, a cada verão, fazemos a reposição. A principal intenção é oferecer aos cidadãos um local adequado para o descarte de resíduos e lixo, evitando que sejam jogados nas áreas de praia”, acrescentou.
Parceria – Além do esforço da Limpurb, a colaboração de barraqueiros também tem sido essencial para manter a limpeza das praias. “O kit ajuda a recolher o lixo. A gente pega o montante lá embaixo e já vai colocando no lugar. Quando o caminhão de lixo passa, ou os meninos varrendo vêm, já está tudo organizado. O cliente também colabora: traz o lixo e coloca no lugarzinho certo, para deixar tudo arrumadinho”, disse a vendedora Valdenisse Carvalho.
“Infelizmente ainda falta conscientização das pessoas. Às vezes a pessoa chega, pega um bombom ou picolé, tira o papel e joga no chão. Para conscientizar as pessoas vai dar muito trabalho. Então, cada um tem que fazer sua parte. A gente faz a nossa aqui”, complementou.
Para Paula Rocha, outra barraqueira que atua na orla de Salvador, os benefícios dos kits para a organização do lixo são muitos, principalmente na separação de materiais recicláveis, como garrafas e isopor. “Acho muito importante a instalação desses kits, porque agora a gente já pode colocar o lixo corretamente. Também fazemos a coleta separada das garrafas. Além disso, os isopores que usamos no dia a dia, quando ficam velhos, a gente já pode colocar no lugar certo, junto com os copos. É uma excelente iniciativa”, relatou.
Foto: Ascom/Limpurb
Fonte: Secom/PMS