Operador de estacionamento de shopping será indenizado em R$ 10 mil após ser vítima de homofobia na Bahia

Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) Reprodução/TV Bahia Um operador de estacionamento de um shopping de Itabuna, cidade do sul da Bahia, será ind...

Operador de estacionamento de shopping será indenizado em R$ 10 mil após ser vítima de homofobia na Bahia
Operador de estacionamento de shopping será indenizado em R$ 10 mil após ser vítima de homofobia na Bahia (Foto: Reprodução)

Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) Reprodução/TV Bahia Um operador de estacionamento de um shopping de Itabuna, cidade do sul da Bahia, será indenizado em R$ 10 mil por sofrer ataques homofóbicos e ser encaminhado para trabalhar em uma área onde ficava exposto ao sol, à chuva e a ruídos intensos. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), o local era conhecido entre os funcionários como “castigo”. A decisão ainda cabe recurso. De acordo com o órgão, o trabalhador relatou que sofria assédio moral por parte dos supervisores e trabalhava em condições degradantes na empresa Administradora Geral de Estacionamentos S.A., responsável pelo estacionamento do Shopping Jequitibá. 📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia No processo, a empresa negou as acusações e afirmou que sempre o tratou com respeito. No entanto, de acordo com o TRT-BA, uma testemunha ouvida no processo relatou que o “Estacionamento 1”, onde o operador era escalado, era utilizado como forma de punição. Agora no g1 No local, conforme a testemunha, ficava exposto ao sol, à chuva e ao barulho constante de um gerador de energia. A pessoa também confirmou que um supervisor fazia chacotas, chegando a dizer para o trabalhador “trocar o absorvente” e a chamá-lo no feminino. A juíza responsável pelo caso na 2ª Vara do Trabalho de Itabuna destacou que a própria representante da empresa admitiu que um guarda-sol e um assento só foram instalados em junho de 2024. “Ou seja, antes disso o trabalhador permanecia em pé, sem proteção”, registrou. A magistrada concluiu que ficou comprovado o tratamento desrespeitoso e a falha da empresa em oferecer condições mínimas de conforto. Para ela, a situação feriu a dignidade do trabalhador. Por isso, condenou a empresa ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais. Sexista e homofóbico Ao recorrer da decisão, a empresa argumentou que o “Estacionamento 1” é um posto de trabalho regular e que a alegação de que o local era usado como castigo se baseia em um único depoimento. Também afirmou que o rodízio entre postos de trabalho faz parte do poder diretivo do empregador. A defesa sustentou ainda que a exposição a ruídos e às variações climáticas é inerente a diversas atividades e não caracteriza tratamento degradante. Segundo a empresa, a existência de guarda-sol e assento no local demonstra cuidado com os funcionários. Já o operador pediu o aumento da indenização. Na avaliação dele, a forma como era tratado ultrapassava os limites do poder diretivo da empresa e violava sua dignidade. Para a desembargadora relatora do caso, Cristina Azevedo, o processo revelou “um cenário de flagrante desrespeito à dignidade da pessoa humana”. Ela ressaltou que a testemunha confirmou que o local era conhecido como “castigo” e utilizado como forma de punição. A relatora também destacou a gravidade das ofensas de cunho sexista e homofóbico feitas pelo supervisor. Segundo a magistrada, as condutas configuraram abuso do poder diretivo e violência psicológica. Por esse motivo, ela aumentou a indenização para R$ 10 mil. A decisão foi acompanhada pelos desembargadores Jéferson Muricy e Léa Nunes, que integram a Quarta Turma do TRT-BA. LEIA TAMBÉM: Hospital de Salvador é condenado a indenizar em R$ 25 mil paciente que não recebeu resultado de exame de HIV Funcionário de mercado de Salvador poderá receber R$ 10 mil por danos morais, após empresa instalar câmera em vestiário Justiça determina indenização de R$ 5 mil após empregada doméstica trabalhar até 15 horas por dia na Bahia Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻